Projeto


O projeto Memórias Fotográficas: Tratamento e Digitalização do Acervo Fotográfico do ex-governador Max Mauro.

Max Freitas Mauro nasceu em Vila Velha (ES) no dia 11 de março de 1937, filho de Saturnino Rangel Mauro e de Maria da Penha Freitas Mauro. Seu pai foi sindicalista, fundador do Partido Trabalhista Brasileiro no Espírito Santo, em 1947, e seu primeiro presidente regional, tendo sido eleito, naquele ano, deputado estadual constituinte. Em 1986, Max Mauro ganhou no pleito de novembro para governador — com vantagem de 198 mil votos sobre Élcio Álvares, candidato da coligação do Partido da Frente Liberal (PFL) e Partido Democrático Social (PDS) — iniciando o mandato em fevereiro de 1987.

Em 2000, com recursos próprios, o ex-governador Max Mauro organizou seu acervo pessoal de Documentos Permanentes de aproximadamente 80 metros lineares de documentos de caráter privado e particular de sua trajetória e de seu pai Saturnino Rangel Mauro. A grande parte do material tem como suporte principal o papel, mas há também quadros, fotografias, cartazes, rolos de filme, flâmulas de tecido, entre outros.

O acervo fotográfico composto por aproximadamente 8 mil fotografias contempla a trajetória política do ex-governador e foi contemplado pelo edital 014/2018 de seleção de projetos culturais e concessão de prêmio para inventário, conservação e reprodução de acervos no estado do Espírito Santo. O projeto prevê a adequação do acervo a Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE), sua digitalização atendendo as Recomendações para Digitalização de Documentos Arquivísticos Permanentes do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) e sua disponibilização no site do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, oficinas de capacitação técnica aberta a comunidade, exposição fotográfica, palestra e lançamento de um inventário do acervo.

A digitalização e disponibilização do acervo constituirá meio de ampliar o alcance do debate, reflexão e pesquisa sobre a realidade capixaba, com foco fundamental na organização da identidade local, do ponto de vista da sua história política contemporânea, a partir da perspectiva de um fundo arquivístico privado, originado da atuação pública de uma personalidade política o ex-governador Max Mauro e de seu pai Saturnino Rangel Mauro.

O projeto é formado por uma equipe multidisciplinar e conta com a parceria do Departamento de Arquivologia da Universidade Federal do Espírito Santo, Associação dos Arquivistas do Estado do Espírito Santo, Empório Capixaba e Arquivo Público do Estado do Espírito Santo.